Primeiro turno do CBLOL tem 13% menos espectadores em comparação ao último split

Todos os times apresentaram queda na viewership média
Tinowns e Dynquedo
Reprodução: CBLOL

Um dos campeonato mais assistidos do mundo, com narrativas fortes e criadores de conteúdo que engajam a comunidade, o CBLOL parecia destinado a só crescer. Entretanto, a queda nas visualizações chegou. No primeiro turno do primeiro split de 2024, o Campeonato teve uma média de 169.140 espectadores por jogo. Já nesse split, a média caiu pra 146.402. É uma queda de mais de 13%, e que salta os olhos.

Espectadores médios do primeiro split do CBLOL

O time com a menor média do primeiro split, o Fluxo, tem só 4 mil a menos do que o líder do segundo split, a Loud. A verdinha, aliás, que perdeu quase 32 mil espectadores por partida, enquanto a paiN perdeu 33 mil.

Números do segundo split são bem piores em comparação ao primeiro


A queda vale até pra terceira colocada, Los Grandes, que mesmo saltando da nona posição para a terceira, perdeu 5 mil visualizações em média.

Para ser justo, o primeiro split não teve jogos sexta-feira à tarde, um horário que obviamente inviabiliza que dezenas de milhares de pessoas assistam, por conta de trabalho e escola. Entretanto, mesmo ao retirar a sexta-feira dos dados, chegamos em 150.871 visualizações médias, o que significaria uma queda de 10.8% nas visualizações.


Leia mais!


(Tentando) explicar a queda

Nos últimos anos, o CBLOL tem atingido recorde atrás de recorde de espectadores. Impulsionado pela adição das costreams, o primeiro split de 2024 seguiu essa toada e chegou a ter mais de 450 mil pessoas assistindo a final, além de médias impressionantes mesmo durante a fase regular.

Contudo, eventualmente, tudo o que cresce seguidamente tende a estabilizar. Algumas leis matemáticas podem ser nomeadas pra explicar isso, como a Função de Sigmoid. Nela, podemos visualizar tendências de crescimento divididas em quatro fases: Inserção, crescimento, maturação e declínio.

Curva de Sigmoid pode ajudar a visualizar o declínio dos espectadores. – Reprodução: CTTC


O CBLOL teve bons anos de crescimento quase que desenfreado, com criação de novas narrativas e criadores de conteúdo que ajudavam a impulsionar ainda mais o campeonato. Entretanto, após a fase da maturação (que poderia ser explicada como um pico), que foi o CBLOL no split passado, batendo recorde atrás de recorde, vem o declínio.

Não é um declínio avassalador e que obrigue a Riot a fechar as portas, mas, embora esperado (matematicamente, ao menos. Nada cresce pra sempre!), ainda é sentido.


A redução no número de espectadores é, então, uma iminência matemática?

Sim e não, mas mais não! Afinal, se você acompanhou o cenário nas últimas semanas, sabe que um anúncio gerou revolta na comunidade. A fusão de CBLOL, LLA e LCS não foi bem recebida, em primeiro momento e, embora a queda nas visualizações já fosse notada antes mesmo do anúncio, os números caíram ainda mais depois dele.

Na semana antes da fatídica carta da Riot explicando as mudanças, o CBLOL registrou 154.714 visualizadores médios. Na semana seguinte, foram 147.667, queda de 4.5%. Posteriormente a isso, continuou a cair, chegando em 144.282 na quarta semana.

Seja por causa do anúncio, de uma teoria matemática de 200 anos ou por conta de um nível competitivo abaixo, o CBLOL perdeu 13% de seus espectadores. Não é o fim do mundo, mas liga o alerta: será que o produto era tão forte e indestrutível como pensado?


Acompanhe o the diff nas Redes Sociais para saber as últimas notícias do CBLOL!


Veja mais

Redes Sociais