A paiN Gaming conseguiu a residência brasileira para seu toplaner sul-coreano Eui-seok “Wizer” depois de quatro anos, seguindo as normas e diretrizes do regulamento do Campeonato Brasileiro (CBLOL). O atleta, que integra o elenco do time desde 2021, agora é considerado residente conforme as regras da competição, o que abre novas possibilidades para o clube.
A paiN é o primeiro time brasileiro a conseguir esse feito, mas, de que forma isso pode impactar o cenário competitivo? Para responder essa pergunta, é necessário entender os critérios que devem ser seguidos para conseguir a naturalização, conforme o documento oficial do CBLOL estabelece.
Entenda a regra de naturalização
Para que um time consiga disputar plenamente o campeonato, é necessário seguir regras, e uma das principais delas é sobre a regulamentação de importação. Desde 2014, os times do CBLOL começaram a integrar jogadores estrangeiros aos times.
Como medida de controle, o CBLOL regulamentou que todas as equipes incluídas na franquia devem contar com no mínimo três jogadores nascidos no Brasil. Sendo assim, apenas dois jogadores estrangeiros podem atuar como titulares.
Para considerar um atleta estrangeiro como residente, é necessário que ele não se ausente do país por mais de 60 dias em um ano ou por mais de 30 dias consecutivos em um período de quatro anos, exceto quando representar a equipe em eventos oficiais ou treinos.
Dessa forma, O toplaner da paiN, Wizer, agora é residente brasileiro conforme as regras do CBLOL. O atleta atua no cenário brasileiro desde 2020, com rápidas passagens pela KaBuM! Esports.
Leia mais!
- Aurora, nova campeã do LOL, tem detalhes vazados
- Agenda: saiba quando as principais ligas de LOL começam
- Liberty não fará mais scrims durante o 2º split, informa CEO
Wizer “à brasileira” e novas possibilidades
O toplaner da paiN, Wizer, agora é residente brasileiro de acordo com as regras do CBLOL. Nesse momento, surge um cenário inédito de para o clube explorar novas contratações estrangeiras dentro do CBLOL. Esta é a primeira vez que um time brasileiro alcança esse feito e muitos torcedores já especulam futuras importações para o time titular.
Atualmente, além do top laner, a equipe conta com o também sul-coreano Choi “Kuri” Won-yeong, que atua como suporte no clube desde dezembro de 2023. Kuri já teve passagens pelos times Flamengo Esports e RED Canids.
Acompanhe o the diff nas Redes Sociais para saber as últimas notícias do CBLOL!