A segunda etapa do CBLOL começa já no próximo final de semana. Com isso, quem quer assistir o campeonato poderá optar por diversas costreams, transmissões conjuntas feitas por influenciadores do cenário. Algumas têm enfoque em análise do jogo, outras um tom mais humorístico e divertido, buscando fazer piadas com as situações de jogo. Veja, nessa matéria, onde assistir e quais costreams tem os direitos para a segunda etapa do CBLOL 2024.
Transmissão oficial
Obviamente, a Riot ainda tem suas transmissões oficiais no Youtube e Twitch. A desenvolvedora, embora tenha apostado nas transmissões conjuntas, mantém seu time de mais de 20 casters e quadros inovadores.
Costreams da comunidade: onde assistir o CBLOL?
Começando, é claro, com a Ilha das Lendas, que transmite nos canais do Baiano no Youtube e na Twitch. O IDL fez história no primeiro split, alcançando semanalmente mais de 100 mil espectadores e batendo perto dos 200 mil na grande final.
Leia mais!
- Faker será o primeiro induzido ao Hall of Legends
- CBLOL Academy terá Fearless Draft para o segundo split
- Lucas Simon não é mais CEO da INTZ
Depois, a costream de Absolut foi outra que ganhou bastante reconhecimento e pode ser assistida em seu canal na Twitch. Transmitindo semanalmente, o ex-atirador mantém números perto de 5 mil espectadores e cativa o público junto de seu fiel narrador TVZan. Vale notar, entretanto, que Absol não contará mais com o craque Shini, que voltou ao rift.
Entre outras transmissões queridas pela comunidade, se destacam Kennzy, o projeto Revelah Casters, Veggie, e Jukes, na Twitch, e o QUE AULA!, no Youtube. Vale notar, contudo, que a Riot se mostrou bastante flexível em liberar as costreams durante o split, então pode ser que novos criadores de conteúdo passem a fazer parte da rede de transmissões.
Costream dos times
É claro que eles não ficariam de fora! A Ilha do Congo, projeto encabeçado por yetz, brTT e axt, também faz parte da rede de costreams do CBLOL. Contudo, com a volta do pai ao campeonato e Ayel indo para o academy, o único membro fixo que possui os direitos é yetz, que é o costreamer da KaBuM. Você pode acompanhar a Ilha do Congo nos canais de Youtube e Twitch do influenciador.
A Los Grandes também tem sua costream, na Twitch da Luna. Além disso, a Red Canids costuma centralizar suas transmissões nos canais da twitch de Medu e Ismalakoi.
Por fim, a LOUD transmite seus jogos no canal da Twitch de Gabepeixe. No entanto, o influenciador costuma só transmitir os jogos da Verduxa, mudando para outros jogos após o seu término.
Arma poderosa na expansão de marca e criação de torcedores, as costreams oficiais das equipes não foram adotadas por todas as organizações no primeiro split, e, da mesma forma, nem todas anunciaram se terão transmissões na segunda etapa.
Costreams em inglês
Como forma da estratégia da Riot Games Brasil de expandir a marca mundo afora, a costream de LS e do CBLOL English são as oficias em inglês. Nos playoffs, entretanto, Tealz e YamatoCannon também puderam transmitir o campeonato.
Estratégia de costreams no CBLOL
A primeira etapa do CBLOL 2024 foi marcada, principalmente, pela flexibilização da Riot para a a atuação das costreams – transmissões conjuntas, com influenciadores e personalidades do cenário comentando os jogos ao invés dos narradores oficiais.
Antes, os streamers sincronizavam sua transmissão – e a de seu chat – com a oficial da Riot. Desde janeiro desse ano, entretanto, os criadores de conteúdo apenas espelham a transmissão oficial, tornando mais fácil acompanhar a partida, sem a necessidade de abrir duas guias, por exemplo.
Além disso, a comunidade parece ter gostado da ideia. Dos mais de 400 mil que assistiram a final do CBLOL, mais de 60% estavam em costreams. E você, já sabe onde e em quais costreams vai assistir a próxima etapa do CBLOL?
Acompanhe o the diff nas Redes Sociais para saber as últimas notícias do CBLOL!